O Camaleão Curioso adora ciência, aventuras e estar na natureza. Com espírito crítico e curioso e atenção plena, exploramos e disfrutamos do nosso planeta de forma sustentável, promovendo saúde física e mental.

A nossa missão é proporcionar experiências únicas ao ar livre para todos os curiosos, com vários níveis de acessibilidade. Promovemos o bem-estar físico e mental, que a ligação com a natureza facilita, conduzindo ao equilíbrio e a uma presença mais curiosa, consciente e sustentável sobre o mundo em que vivemos.

Oferecemos diferentes tipologias de atividades: Passeios com Ciência, Rotas dos Astros, Banhos de Natureza e (micro)Aventuras, dependendo da principal motivação do público.

Os nossos valores definem-se em:

Conservação

Protegemos o que conhecemos e admiramos, pelo que a consciência de que integramos um ecossistema à escala planetária é vital para enfrentar os atuais desafios ambientais.

Para todos

Queremos levar a apreciação da natureza a todos e acreditamos que a empatia com cada público específico é essencial para atividades bem-sucedidas.

Bem-Estar

Acreditamos que o bem-estar físico e mental são necessidades humanas que podem ser promovidas através do contacto com a natureza.

Autenticidade

Em tempos de “fast-tudo”, convidamos a parar para disfrutar o momento em sintonia com o ambiente natural.

Sustentabilidade

 Reconhecemos que toda a atividade humana deixa uma pegada ecológica e queremos que a nossa seja positiva.

A equipa

Guia, administração... um pouco de tudo

Estar ao ar livre e na natureza sempre foi sinónimo de liberdade para mim. Assim, foi entre caminhadas, escaladas e outras aventuras que concluí uma licenciatura em Oceanografia na Universidade do Algarve. Porquê oceanografia? Sempre me fascinou perceber como todos os sistemas na Terra se encontram interligados. Física, química, geologia, biologia… todos “conspiram” para fazer do planeta aquilo que ele é, e os oceanos são uma parte essencial deste nosso precioso “pequeno ponto azul pálido”, como descrito pelo investigador Carl Sagan.

Fiz investigação durante alguns anos em biogeoquímica marinha, em Portugal e nos Países Baixos, o que envolveu passeios à beira-mar por terrenos (literalmente) enlameados para recolher dados e amostras e algumas campanhas no mar (acompanhadas de bastantes enjoos).

De regresso a Portugal, abriu-se uma porta para voltar a uma paixão antiga pela comunicação de ciência, e decidi entrar. Depois de alguns anos a comunicar ciência e as maravilhas do planeta a públicos variados, entre centros de ciência (CCVAlgarve e CCVLagos) e um instituto de investigação (IA), decidi desenvolver o meu projeto… Assim nasce o Camaleão Curioso.

Gostarias de te juntar à equipa? Contacta-nos